Sintra Artista pretende ser um cartaz de actividades artísticas em Sintra e/ou com os artistas de Sintra fora dela.
Uma agenda cultural feita em conjunto com os 'actores' da Arte que esta Serra inspira.

sábado, 17 de novembro de 2007

Teatromosca Apresenta

LITERATURINHA
NO CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL
Sintra

O dispositivo cénico de Literaturinha é elementar e portátil: dois actores/leitores (duas actrizes convidadas em “O Quarto Rei Mago”) duas malas, objectos dentro. Cenário, som e luz: mínimos. Para todas, a sala favorita é a de ensaios, despojada e intimista q.b.. O que conta: a estória. Esta é uma actividade dirigida para maiores de quatro anos e para o público escolar. Nesse sentido, esta actividade tem sido apresentada em estabelecimentos de ensino, bibliotecas e auditórios de todo o país, em regime de itinerância.

Depois do sucesso alcançado com o primeiro ciclo de leituras encenadas, o Centro Cultural Olga Cadaval e o teatromosca propõem mais três sessões baseadas em contos e estórias que fazem parte dos clássicos da literatura e do imaginário de civilizações já distantes. Proporcionar ao público infanto-juvenil uma abordagem dinâmica, cativante e inventiva à arte da expressão escrita é o objectivo maior de Literaturinha.

Próximas sessões...

Viagem a Lillipute
A partir de As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift
No ano da graça de 1699, o médico Lemuel Gulliver decide embarcar no Antelope. Segue-se um violento naufrágio, e Gulliver, moribundo, aporta numa ilha singular: os seus nativos medem menos de seis polegadas de altura. Essa ilha, denominada Lillipute, encontra-se em guerra com a ilha vizinha, Blefuscu. Gulliver, depois de passar as passas do Algarve, ou melhor, de Lillipute, desempenhará um papel determinante no desenrolar do conflito insular.
19 Outubro 10.30h (grupos e escolas)20 Outubro 16h
(público geral)

O QUARTO REI MAGO
(Leitura de Natal) a partir de The Other Wise Man, de Henry Van Dyke
Ao contrário dos outros três, Artaban, o quarto rei mago, faltou ao nascimento de Jesus. As oferendas que trazia- uma safira, um rubi e uma pérola- usou-as para ajudar os enfermos e necessitados que cruzaram o seu caminho. Nisto gastou trinta e três anos até ao dia em que, finalmente, encontrou o nazareno no cimo de uma cruz.
16 Novembro 10.30h (grupos e escolas)18 Novembro 16h
(público geral)

Viagem à Lua Num Pau de Cerejeira
a partir de um conto tradicional macaense
Enamorado pela lua, o jovem imperador Meng Uóng imagina alcançá-la. Guiado por Tien-o-Tzê, seu mestre, e com a ajuda de um simples pau de cerejeira, ambos encetam a onírica viagem. O imperador segue de olhos fechados; o mestre desvela-lhe o caminho. Na lua, são anfitriados por Seong-Ngó, imperadora do astro branco, e por um tigre mal-humorado que não gosta de visitas.
25 Janeiro 10.30h (grupos e escolas)26 Janeiro 16h
(público geral)

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direcção, interpretação/ leitura Filipe Araújo e Paulo Campos dos Reis
Participação especial Iolanda Santos e Susana (em O Quarto Rei Mago)
Apoio ao movimento Diana Alves Grafismo Alex Gozblau Fotografia António Rodrigues Produção executiva Pedro Alves (teatromosca)
Co-produção teatromosca e Centro Cultural Olga Cadaval
Apoios Câmara Municipal de Sintra, Junta de Freguesia de Santa Maria e S. Miguel, El Corte Inglés, Sport Zone e Foreva

Nenhum comentário: